df.abra

1986

Inicialmente chamada de Associação Brasileira de Empresas de Entretenimento e Lazer, a Abrasel é fundada, em janeiro, no Rio de Janeiro.

1987

São formadas as três primeiras seccionais, em Minas Gerais, Pernambuco e Rio Grande do Sul.

1989

A recém criada seccional Rio Grande do Norte organiza, em Natal, o I Encontro Nacional da Abrasel, oportunidade de congraçamento entre empresários de várias partes do país. h3. 1990 * O II Encontro Nacional, realizado em Porto Alegre (RS), cria a diretoria nacional itinerante.

1991

Belo Horizonte é sede do III Encontro Nacional.

1992

A recém criada seccional da Bahia organiza, em Salvador, o IV Encontro Nacional da Abrasel. São implantadas as vice-presidências Norte/Nordeste, Centro-Oeste/Leste e Sul.

1993

O V Encontro, em Gramado (RS), tem, além de palestras técnicas e eventos sociais, uma feira de equipamentos. É constituído o Conselho Nacional da Abrasel.

1994

É formada a seccional Ceará que organiza o VI Encontro Nacional da Abrasel, em Fortaleza, com participação de 600 pessoas.

1995

Reunião em Belo Horizonte discute Código de Ética, Qualidade e Higiene e dá início a projetos de divulgação do setor. A Abrasel já conta com 8 seccionais: Bahia, Ceará, Minas Gerais, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Sergipe. O VII Encontro anual, realizado em Recife, passa a se chamar Congresso Nacional da Abrasel. Apoia o evento, grandes fornecedores, como Souza Cruz, Coca-Cola e Nestlé, além do SEBRAE e da EMBRATUR.

1996

São formadas as seccionais de Santa Catarina e do Paraná. * No VIII Congresso, em Natal (RN), é criada a vice-presidência para assuntos internacionais.

1997

É constituída a Abrasel São Paulo. * Paralelo ao IX Congresso, no Rio de Janeiro, acontece o 1º Salão de Fornecedores e Degustação.

1998

X Congresso Nacional da Abrasel, realizado em Salvador, conta com conferencistas da National Restaurant Associations (NRA), dos Estados Unidos e do Instituto Euro-Íberoamericano de Turismo (IET), da Espanha. Paralelamente ao evento, acontecem o 1º Fórum Nacional das Associações de Gastronomia e o 2º Salão de Fornecedores e Degustação.

1999

Abrasel conquista participação no Conselho Consultivo do Turismo da Presidência da República. Delegação da Abrasel visita a NRA Show, em Chicago. Mais de 400 estabelecimentos participam do movimento contra aumento de preços dos fornecedores, após a desvalorização do real. XI Congresso, em Florianópolis (SC), discute "Profissionalização para a Competitividade". São fundadas as seccionais Mato Grosso do Sul, Espírito Santo e Amazonas, e a primeira regional, em Juiz de Fora (MG).

2000

Começa a reforma do Estatuto Social da Abrasel.

2001

Realizado pela seccional Minas Gerais o 1º Belô Sabor, que vai inspirar eventos similares em outras cidades.

2002

Seccional Abrasel Santa Catarina organiza o Florianópolis Sabor.

2003

XV Congresso é realizado em Recife (PE). Em parceria com a Federação da Restauração, Cafés, Pastelarias e Similares de Portugal, é realizado em Salvador (BA) o 1º Encontro Lusófono da Gastronomia Brasil, Portugal e países de língua portuguesa, com a participação de 5 ministros, 2080 empresários. Parceria com Ministério do Turismo dá início ao Programa Qualidade na Mesa.

2004

A Abrasel passa a ser dirigida por um Conselho de Administração com 10 integrantes e 1 presidente, que executa o plano de ações definido no Planejamento Estratégico. Este conselho se reporta ao Conselho Nacional, formado pelos presidentes das seccionais, ex-presidentes, membros do Conselho de Administração e do Conselho Fiscal. Brasília, Curitiba e Salvador realizam festivais gastronômicos. A Abrasel promove pela 1ª vez, em São Paulo, o Jantar Anual - "Parceiros da Excelência", com os principais empresários, fornecedores e autoridades do setor. Abrasel e Ministério do Turismo fazem acordo para desenvolvimento de diversas ações visando à qualificação do setor.

2005

Abrasel firma acordo operacional com a Fispal, maior feira de alimentos da América Latina. O Brasil participa da NRA Show pela primeira vez, com estande conjunto da Abrasel, Embratur e Ministério do Turismo. XVII Congresso, em Curitiba (PR), tem recorde de participação: 1300 inscritos, feira com quase 100 expositores e fluxo diário de 2500 pessoas. Abrasel organiza a mostra gastronômica do Salão do Turismo.Protesto contra operadoras de tíquete-refeição mobiliza empresários em todas as partes do país.Recife, São Paulo, Rio de Janeiro e Jericoacoara (CE) realizam festivais gastronômicos.

2006

Programa de Qualidade na Mesa qualifica 1000 empresas e treina mais de 6000 profissionais em 18 estados. É realizado o Brasil Sabor, maior festival gastronômico do planeta, com a participação de 1057 restaurantes em 70 destinos turísticos. Abrasel organiza o festival Brasil Sabor, na sede da ONU, em Nova York. Presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa da solenidade de abertura do XVIII Congresso da Abrasel, em Brasília. Abrasel lança o Código de Conduta para Bares e Restaurantes. Conselho Nacional da Abrasel decide fixar no Distrito Federal a sede do congresso anual, a partir de 2008. Abrasel entra na justiça contra abusos praticados pelas empresas de tíquete-refeição. São criadas as seccionais no Amapá, Pará, Mato Grosso, Acre e Roraima, totalizando 24 estados e o Distrito Federal